Moção de apelo do vereador Nelson Hossri pede preservação de museus do Estado

Depois do incêndio que destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, uma moção de apelo do vereador Nelson Hossri (Podemos) foi aprovada na sessão desta segunda-feira, dia 3 pedindo a preservação dos patrimônios do Estado, incluindo museus. O documento apela ao governador do Estado de São Paulo, Márcio França, que sejam adotadas medidas de manutenção e prevenção aos patrimônios históricos e culturais localizados na cidade e no Estado de São Paulo.

A moção de apelo foi protocolada após mais um registro de incêndio no Estado em museus históricos do país. Localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, o Museu Nacional foi fundado em 1818 por Dom João 6º e é o mais antigo do país – havia acabado de completar 200 anos, mas já vinha sofrendo com a falta de recursos do Poder Público. No Estado de São Paulo, um incêndio também atingiu o Museu da Língua Portuguesa em 2015, porém a reforma ainda não foi concluída.

Para o vereador Nelson Hossri, além de um valor material e estético, os patrimônios históricos conservam em si elementos da história do local e da população. “Os museus são responsáveis pela continuidade histórica de um povo e da sua identidade cultural. Um incêndio como foi registrado no Museu Nacional é uma perda histórica, ainda mais porque já sofria com o abandono e a falta de investimento”, declarou.

Com a aprovação na sessão, a moção de apelo será enviada ao governo do Estado.