Nelson Hossri propõe criação de Programa de Prevenção às Drogas nas escolas

Com o objetivo de promover ações de conscientização aos males provocados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas, o vereador Nelson Hossri (Podemos) protocolou um projeto de lei que institui a criação do Programa de Prevenção às Drogas nas escolas de Campinas. A proposta prevê a implantação de atividades como capacitação de professores, palestras e eventos artísticos e culturais que abordem o tema com os alunos.

Para Nelson, a prevenção às drogas deve começar nas escolas. “O uso de drogas entre os jovens está crescendo em todo o mundo e, normalmente, o primeiro contato acontece dentro de casa com o consumo de álcool, que é uma droga lícita”, destacou. “Discutir e receber informações sobre os malefícios das drogas é a forma mais eficaz para prevenir o uso”, completou.

Em São Paulo, o prefeito João Doria (PSDB) sancionou o Programa GEPAD (Programa de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas nas Escolas do Município de São Paulo) no último dia 15 de fevereiro. A proposta também foi criada a partir de um projeto de lei protocolado na Câmara Municipal em dezembro do ano passado.

Assim como na capital paulista, o projeto do vereador Nelson Hossri sugere que o Programa seja realizado pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, especialmente a Guarda Municipal.

 

Promoção da cidadania e disseminação da cultura da paz

Se aprovada, a lei prevê que professores e demais educadores sejam capacitados como multiplicadores de prevenção primária ao uso indevido de drogas. Para isso, as escolas deverão promover palestras aos alunos, pais e demais responsáveis para esclarecer as consequências nocivas do consumo de drogas lícitas e ilícitas, além de realizar atividades artísticas, culturais e desportivas de promoção de cultura de paz.