Projeto do vereador Nelson Hossri obriga instalação de câmeras para desembarque em ônibus

Visando a segurança dos passageiros, o vereador Nelson Hossri (Podemos) protocolou um projeto de lei que obriga a instalação de câmeras nas portas de desembarque dos ônibus. A ideia é padronizar o sistema de monitoramento e controle de embarque e desembarque pelos motoristas. Linhas do BRT da região do Itajaí, por exemplo, já possuem a tecnologia.

De acordo com o projeto, os ônibus contariam com câmeras em todas as portas e as imagens seriam transmitidas em tempo real em um televisor para o motorista. Para o vereador, a implantação do sistema não geraria custos ao Poder Público, já que as empresas seriam responsáveis por atender a lei durante a renovação periódica da frota.

“Sem os cobradores, os motoristas ficaram sobrecarregados e, como consequência, verificamos acidentes durante o desembarque de passageiros, especialmente idosos e pessoas com alguma restrição na sua capacidade de locomoção”, explicou Nelson. “Em um ônibus articulado lotado, por exemplo, como o motorista consegue enxergar as portas apenas com os espelhos?” questiona.

O projeto de lei foi protocolado após sugestões de motoristas, que sugeriram que a obrigatoriedade já seja incluída na nova licitação de concessão do transporte público coletivo de Campinas, que ainda não foi aberta. A atual licitação é de 2005 e desde agosto de 2015 foi considerada irregular pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).