Projeto do vereador Nelson Hossri pede criação de bolsões para motoboys

O vereador Nelson Hossri (Podemos) protocolou um projeto de lei que cria bolsões para o estacionamento e repouso de motoboys e ciclistas que fazem entregas em Campinas. A ideia é que os profissionais tenham um espaço adequado para aguardar enquanto não são acionados para entregas.

Pelo projeto, os entregadores deverão fazer um cadastro na Prefeitura. Com a criação dos bolsões, ficará vedada a aglomeração de entregadores em vias públicas, como calçadas e praças. O descumprimento implicará em multa administrativa no valor de 100 a 200 UFIC´s.

A proposta foi elaborada após o vereador receber reclamações de moradores e comerciantes, que, em alguns casos, sofrem com transtornos na entrada e saída de veículos de residências e lojas. Em algumas regiões, como no Centro e Cambuí, os problemas ainda incluem acúmulo de lixo e forte cheiro de urina.

Para Nelson, a comodidade proporcionada pelos pedidos por aplicativos (como Uber Eats, Rappi e iFood) trouxe consequências que precisam ser avaliadas pelo Poder Público. “Com o desenvolvimento da atividade econômica, o Poder Público precisa garantir a mobilidade urbana e a organização dos espaços públicos. Hoje, os motoboys estão se aglomerando em praças e ruas, que, além de ser desconfortável para os profissionais, traz problemas para moradores e comerciantes do entorno”, afirmou o vereador.