Em comemoração à comunidade surda, vereador Nelson Hossri realiza 2° Seminário Setembro Azul na Câmara de Campinas

Pelo segundo ano consecutivo, o vereador Nelson Hossri (Podemos) vai realizar o 2° Seminário Setembro Azul da Câmara Municipal de Campinas. O evento, que marca o mês de conscientização e comemoração da comunidade surda, acontecerá na próxima quinta-feira, dia 12, às 18h.

Com palestrantes surdos, o seminário vai abordar temas como a importância do esporte, a contribuição da internet para os surdos e os desafios enfrentados nas escolas regulares. O encontro ainda vai contar com a presença dos Youtubers, Flavia e Bruno, do canal “É Libras”, que tem mais de 15 mil inscritos e somam mais de 500 mil visualizações desde que foi criado.

Para permitir a acessibilidade do público surdo e ouvinte, as palestras contarão com intérpretes de Libras. “Precisamos incentivar a conscientização da comunidade surda com a sociedade em geral. Com certeza será uma oportunidade para aprendermos mais com esse público, que nem sempre tem a atenção que merece”, afirmou o vereador Nelson Hossri.

Além do parlamentar, o evento está sendo organizado por Letícia Navero, intérprete de Libras e responsável pela Rede de Acessibilidade Informe & Inclue. O seminário tem apoio também da FENEIS SP (Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos – SP), Viva Acessibilidade, Espaço Cultura Surda, Apascamp (Associação de Pais e Amigos Surdos de Campinas), Cais (Centro de Apoio e Integração do Surdocego e Múltiplo-deficiente) e entidade Mãos Apaixonadas.

Confira abaixo a programação completa:

Palestra: O quanto a internet e a tecnologia contribuem para os surdos?

Palestrantes: Flavia e Bruno – Youtubers, o casal possui o canal É Libras que tem mais de 15 mil inscritos e somam mais de 500 mil visualizações desde que foi criado.

Os vídeos do canal são todos gravados em libras e legendados e discutem diferentes temas que envolvem a Comunidade Surda, a Libras e as situações vivenciadas pelos surdos.

Palestra: O que a escola não ensina para alunos surdos

Palestrante: Erika Belotto – Empreendedora e educadora Financeira Inclusiva; surda desde nascença; Administradora de empresas; Pós graduanda com MBA em gestão Estratégica de pessoas, liderança e coaching. Erika Belotto tem experiências profissionais na área de Fotografia, empreendedorismo, Instrutora e tradutora de Libras, Palestrante, Youtuber e como Educadora financeira inclusiva.

Palestra: A importância do esporte na comunidade surda

Palestrante: Fábio Alessandro Martins – Surdo, graduando em Letras – Libras e Surdo-atleta de Futebol e Handebol

Faça abaixo sua inscrição para o 2° Seminário Setembro Azul na Câmara de Campinas: