Vereador Nelson Hossri protocola projeto que cria o “programa recomeço de campinas: só por hoje”, voltado a dependentes químicos

O vereador Nelson Hossri (PSD) protocolou um projeto de lei que cria o Programa Municipal de Políticas sobre Drogas – “Programa Recomeço de Campinas: SÓ POR HOJE”. O objetivo é realizar ações conjuntas da sociedade civil organizada, de órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do município, com a atuação coordenada de todos voltada aos usuários e dependentes químicos e outras drogas.

“Campinas não pode mais esperar. Está mais do que na hora de o município adotar uma política mais direcionada aos usuários e dependentes químicos e outras drogas antes que a situação fuja do controle.”, disse. 

De acordo com Nelson, o projeto visa criar mecanismos para que o município possa enfrentar este problema atuando em várias frentes, como prevenção, acolhimento e tratamento, reinserção social, garantido o acesso à justiça caso necessário e o cuidado com as áreas de concentração de dependentes e com o patrimônio público. Para isso, conta com o apoio da Coordenadoria de Prevenção às Drogas de Campinas e prevê realização de ações como palestras em escolas e convênio com comunidades terapêuticas, 

“As comunidades terapêuticas realizam um trabalho incrível e transformador para os dependentes químicos e de outras drogas. É uma ferramenta necessária para o acolhimento destas pessoas.”, disse.

Ainda segundo o vereador, estão previstas parcerias com entidades públicas e privadas, cuidado integral no âmbito do SUS, recuperação de patrimônio e requalificação de áreas, controle e mapeamento de locais, entre outros.

“A solução para este problema é complexa e, por isso, necessita de ações intersetoriais para atendimento das necessidades dos usuários, dependentes químicos e seus familiares.”, finalizou Hossri.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *